terça-feira, 12 de maio de 2009

O meu amigo Vagabundo voltou a escrever-me

Professores marcam greve e voltam à rua no dia 30
04.05.2009 - 16h53 Bárbara Wong
Os professores voltam à rua no próximo dia 30. É um sábado e a concentração está marcada para Lisboa, embora ainda não se saibam mais pormenores.
(in Público/última hora).

O meu amigo vagabundo mandou-me esta noticia!
Olhando-a fiquei curioso! Fiquei a pensar! Qual perigo! Mas pensando, pensando bem, não foi andando e passeando pelo jardins do «Lyceu» que a maior escola deu saberes ao saberes! Quem sabe se o problema estará aí! Na escola peripatética, (não estou a insultar alguém)! AH! Ah! Quanto tempo eu não ouvia nem via uma aula assim. É que eu também ando, também sou peripatético, é que se passeando, ou se vadiando, também se aprende, aliás só assim se aprende. Olhai «O Livro» lá pelos lados do filho pródigo!!! Que ele foi aprender, foi; e que aprendeu; eu creio que sim, que aprendeu, se não, não viria no livro!!! Mas isso é outra «coisa».
Na minha última terra por onde estagiei, era costume dizer-se que se ia a estudar a algures!!! Que se ia ao jardim… enfim… coisas que já não se usam, nem falar nem nada mais!!! Por lá se mandavam os filhos, os mais novos, aqueles que se queria que eles aprendessem, para depois serem os que mandariam e conduziriam os demais lá na e da terra, a fazerem melhor, para junto dos mestres, para saberem.
Lá não há livros. Fala-se. Ouve-se. E discute-se, com os mestres. Não nos esqueçamos que mestres aqui (lá) quer dizer: professor! Aquele que sabe!!!
Só quem nunca estudou, não sabe que a aprendizagem é necessariamente peripatética! Porquê? Estudem, e saberão!!! Não carece de mais alguma explicação, que essa mesma explicação, que a experimentação!
Oh! Senhores da peripatética não estraguem o «Lyceum», e expliquem, ou falem da «coisa»! Quem for bom discípulo, vai perceber, quem não for, um dia vai entender porque não entendeu!!!
É que a peregrinação (ou seja a aprendizagem peripatética) não é só aos santuários (!!!).

Sem comentários: