segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Acabámos finalmente de entrar na desarquia

Noticia chegada lá de outro lado.
‘www.sapo.pt’)

França: Novo mecanismo nas escolas técnicas para combater absentismo dos alunos
02 de Outubro de 2009, 21:03

Paris, 02 Out (Lusa) - Um mecanismo que visa conceder até dez mil euros aos cursos com assiduidade vai ser testado em França, a partir de segunda-feira, em três escolas técnicas dos arredores parisienses para lutar contra o absentismo, anunciou hoje o governo.
Se os alunos respeitarem o "contrato" concluído, em termos de assiduidade na sala de aula e de comportamento, poderão ver o seu projecto, carta de condução ou viagem, financiados parcialmente, graças a este fundo, distribuído ao longo do ano.
Esta experiência de um ano envolve três estabelecimentos de Créteil (região parisiense) que se apresentaram como voluntários e são particularmente atingidos pelo absentismo: os liceus Lino-Ventura em Ozoir-la-Ferrière, Gabriel-Péri em Champigny-sur-Marne e Alfred-Costes em Bobigny.


Depois de ler a noticia pensa-se:
Se a moda pega, para se respeitar a ordem e o respeito, ainda se é pago! Fica caro! Os desrespeitantes ganham assim o direito ao desrespeito! (Acho que já está!) Falta saber ainda o que é o respeito!
Querem respeito, paguem!
Querem ordem, paguem!
E aqueles que sempre cumprem as regras? Afinal quem os manda serem cumpridores? Que não sejam!
Acabámos finalmente de entrar na desarquia. (Não confundir com a anarquia!!!). Falamos do fenómeno quando institucionalizado!
No final, mais uma vez, fica-me a pergunta: o que é educar? Será que será despejar brilhantes fórmulas (que nunca ninguém irá saber o que são). Para funcionarem bem nas estatísticas? Fiquei tão atónito que ainda agora pensar e não sou capaz!
Cuidemo-nos, qualquer dia até pensar vai ser perigoso! Se calhar já é!

1 comentário:

Jorge da Paz Rodrigues disse...

Meu caro Vadium:

Pensar sempre foi perigosos e salvo erro até foi Fernando Pessoa que disse que ¨pensar faz doer¨.

E por cá só não será para já como em França porque Sócrates fez um belo triplo negócio com uma empresa que devia ao fisco um baalúrdio, maas agora paarece que estáa a pagar, com o milionário contrato de montar Magalhães, ao passo que a PT ganhou uma enorme fidelização de jovens portugueses.

Enfim, como diria Guterres, ¨é a vida!¨.

Grande abraço.
Jorge da Paz.